Turismo Cemiterial


Cemitérios são lugares fascinantes, cheios de curiosidades, símbolos, obras de arte e mistérios. O lugar escolhido para o repouso eterno de entes queridos pode ser também uma ilha de silêncio e paz, onde se pode repensar a vida, e caminhar por dentro de si mesmo. A arte cemiterial possui peculiaridades que convidam a uma análise minuciosa, desprovida de preconceitos.
Visite um cemitério. A morte faz parte da vida.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Como elaborar o luto


Todos esses anos em contato com temas cemiteriais, invariavelmente estamos tratando ao mesmo tempo da questão intrínseca da morte, e só é possível avaliar os sentimentos envolvidos com a perda quando envolve alguém a quem estamos ligados. Existem muitos estudos pertinentes nas mais diversas áreas, e em todos eles é comum se encontrar alguns pontos de interseção que não podem ser ignorados. Um deles é que o luto possui diversas fases, e é essencial se passar por todas elas para que a dor encontre repouso.
Quando se trata do luto não é possível pular etapas. E um dos maiores erros de quem tenta ajudar um enlutado é aconselhar que se esqueça do que houve, que tente se distrair com outras coisas, ou tentar minimizar a perda, por mais bem intencionados que sejam essas intenções. Viver o luto, sentir a dor até que ela se esgote, é a única forma de sobreviver a algo tão inexorável quanto a morte.



O vazio imenso deixado pela partida daqueles que amamos parece um abismo sem fim, mas se pensarmos na honra de ter convivido, forma-se uma ponte por onde transborda o amor que não pode ser interrompido nem mesmo pela morte.

Obrigada Flor, por ter existido. Sempre vou amá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário